Notícias

Voltar para Notícias

Correção de Escafocefalia | Planejamento cirúrgico com uso de impressão 3D

10/07/2019|Notícias

Tecnologia + inteligência médica

A impressão 3D já virou uma nova modalidade de diagnóstico. A avaliação para procedimentos cirúrgicos por meio da impressão 3D ficou ainda mais exata.

Planejamento de cirurgias complexas como guia para orientar a direção e tornar as operações são cada vez mais seguras e menos invasivas.
A partir de imagens, é feita a reprodução da peça em 3D; assim é possível traduzir a imagem virtual em real, com entendimento muito mais completo.

A impressão 3D impacta positivamente e cada vez mais, a área da saúde.

Além dos protótipos, a customização de dispositivos médicos já é uma realidade. As impressoras 3D permitem criar produtos detalhados para cada paciente, com material duráveis e leves.
Especialidades como: buco-maxilo, oncologia, neurologia, vascular e ortopedia já utilizam a impressão 3D com grande êxito.

O planejamento cirúrgico personalizado é uma tendência global na medicina. Hoje os médicos entram no centro cirúrgico com um plano traçado do que será realizado. Esse é o caso da Dra. Giselle Coelho que utiliza modelos de impressão 3D, produzidos pela TechCD, para seus planejamentos. A tecnologia possibilita maior precisão na escolha de materiais que serão usados e melhora significativamente a operacionalização dos procedimentos.

Na citação do depoimento, Giselle Coelho tinha um caso de escafocefalia, uma anomalia no formato do crânio. De acordo com a escola de medicina de Harvard, 12% dos bebês saudáveis nascem com alguma deformidade. A ocorrência é mais comum em bebês prematuros porque as estruturas ainda não se desenvolveram a tempo.
A partir de exames de imagem, como ressonâncias magnéticas, do paciente, a impressão 3D foi produzida. O próximo passo foi a avaliação e depois o planejamento cirúrgico.

Os pais, que participaram de todo o processo, puderam entender o que seria feito e, portanto, puderam ter mais clareza e segurança. Além do aspecto da saúde, o aspecto social também é considerado. O crânio remodelado “apaga” a deformação que existia.

Investir em tecnologia 3D é investir em saúde.

 

Veja mais notícias

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais